Compre o livro MARATONA AQUÁTICA DAS PISCINAS ÀS ÁGUAS ABERTAS e baixe o APP XTREME SWIM

São muitos e complexos os efeitos do treinamento que melhorarão a contribuição do metabolismo aeróbio ao suprimento de energia durante treinamentos e provas. Apesar disso, esses efeitos se enquadram apropriadamente em duas categorias:

1. Reduzir a velocidade de produção do ácido lático. Parece lógico que a velocidade de produção do ácido lático pode ser reduzida pelo aumento do metabolismo aeróbio. Aumentos na atividade das enzimas aeróbicas, no consumo de oxigênio e no tamanho e número de mitocôndrias após sessões de treinamento apoiam essa suposição. Todos estes efeitos do treinamento que reduzem a velocidade de produção do ácido lático proporcionam um aumento de oxigênio para os músculos, estas adaptações são:

  • Aumento dos capilares em torno de cada fibra muscular, fazendo com que mais moléculas entrem em contato com as fibras musculares de onde poderão se difundir para o seu interior.
  • Melhor desvio do sangue para os músculos que estão realizando trabalho, para que mais sangue e, portanto, oxigênio, chegue aos capilares.
  • Aumento do número de mioglobina nos músculos para melhorar o transporte do oxigênio até a mitocôndria.
  • Aumento no tamanho e número de mitocôndrias nos músculos o que favorece a maior produção de energia.

2. Aumentar a velocidade de remoção do ácido lático nos músculos. Qualquer efeito do treinamento que aumente a velocidade de remoção do ácido lático tem um papel importante na melhora do desempenho do atleta. Este papel será mais significativo nas provas mais longas porque haverá mais tempo para a remoção do ácido lático, sendo eles:

  • Maior débito cardíaco aumentando a velocidade de circulação do sangue.
  • Melhor desvio do sangue, melhorando a oxigenação e consequentemente contribuindo para uma melhora na remoção de lactato durante os esforços máximos.
  • Aumento dos capilares musculares, fornecendo uma maior área para difusão do ácido lático.

Portanto, no treinamento que será realizado diariamente, basicamente será possível aumentar seu limiar 2, ou seja, para fazer o mesmo trabalho (esforço), você ficando abaixo do limiar 2, poderá ter a remoção de ácido lático maior que sua produção, não entrando em acidose, consequentemente, se mantendo no exercício por muito mais tempo, e dessa vez, com ritmo mais alto.

Baixe Grátis o Infográfico:

Calculadora de suplementação para treinos e provas

E descubra a quantidade ideal de: reposição hídrica, carboidratos, BCAA, sódio, cafeína e Whey Protein em seus treinos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!