Compre o livro MARATONA AQUÁTICA DAS PISCINAS ÀS ÁGUAS ABERTAS e baixe o APP XTREME SWIM

O aparecimento de lactato no sangue indica a produção de ácido lático pelo metabolismo energético. Quanto maiores os níveis de lactato no sangue, maiores as chances de extrapolar o limiar aeróbico 2, fazendo assim, o corpo entrar em trabalho anaeróbio, produzindo por sua vez excesso de ácido lático, o que leva a acidose e consequente queda de desempenho. Essa queda de desempenho está associada basicamente a alteração de pH em nosso corpo, que por sua vez diminui o trabalho de enzimas que aceleram os processos de produção de energia. O corpo tem a capacidade de remoção desse ácido, porém, até certo ponto, onde o trabalho do tamponamento ainda supera a produção total de ácido. A eliminação lenta ou atrasada de lactato é rapidamente reconhecida como um indicador de over-training e o grau de eliminação sobre o tempo pode ser usado para prescrever efetivos protocolos de soltura (descanso ativo).

O melhor procedimento para evitar sua formação excessiva é, depois de realizar seus treinamentos ou provas, realizar por alguns minutos de descanso ativo, nadando determinado volume em baixa intensidade entre 50 e 60% do máximo devem ser números ideais para essa prática. Esse procedimento ajuda a desintoxicar a musculatura porque uma parte do ácido lático, que também pode servir como fonte de energia, passa a ser queimada. Outro procedimento é massagear o local dolorido, aumentando a irrigação sanguínea da região e facilitando a eliminação do ácido. Mas não se sabe realmente se o ácido lático é o único responsável pelas dores que surgem após os exercícios. Elas podem também ser causadas por microlesões no músculo.

Portanto, tenha em mente que a soltura após trabalho de alta intensidade ou muito longos, como provas ou treinos extenuantes, é de extrema importância para a regularização da homeostase corporal, remoção de excessos de “sujeira” nos músculos, o que favorecerá a reconstrução muscular, ou seja, a recuperação de seu corpo para mais uma sessão de treinos no dia seguinte, ou até mesmo no mesmo dia. E quanto mais descansado você está, melhor será seu desempenho nas futuras sessões, resultando na evolução de seu desempenho.

Baixe Grátis o Infográfico:

Calculadora de suplementação para treinos e provas

E descubra a quantidade ideal de: reposição hídrica, carboidratos, BCAA, sódio, cafeína e Whey Protein em seus treinos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!