Compre o livro MARATONA AQUÁTICA DAS PISCINAS ÀS ÁGUAS ABERTAS www.blogaguasabertas.com.br/nosso-livro e baixe o app XTREME SWIM https://play.google.com/store/apps/details?id=com.xtremeSwin.package

Primeiramente temos que entender que a eficiência de nado é semelhante a eficiência energética de um eletrodoméstico. Quando uma geladeira por exemplo recebe a classificação de eficiência energética letra “A”, significa que ela gasta menos ou pouca energia para fazer o mesmo trabalho. Se fizermos a transferência desse conceito para nossa técnica de nado, temos que pensar em gastar menos ou pouca energia para fazer a mesma tarefa

Uma das formas mais simples de fazermos esse acompanhamento de eficiência, pode ser a contagem de braçadas.

Se um nadador, no momento “A”, faz 25 metros em 20 segundos nadando em um ritmo moderado (Z2), utilizando 25 braçadas.

No momento “B”, 2 meses depois por exemplo, o mesmo nadador faz os mesmos 25 metros em 20 segundos ou menos, ainda no mesmo ritmo moderado (Z2), porém agora com 20 braçadas.

Significa que: esse nadador melhorou pelo menos em 20% sua eficiência de nado, ou seja, fez o mesmo trabalho (ou melhor) utilizando menos braçadas.

Dessa forma, podemos dizer que o nadador se tornou mais eficiente.

No momento “A” ele era um nadador “gastão” e agora está se tornando um nadador mais “econômico”.

Um ponto a ser observado que é comprovado atualmente, é que, o nadador quanto mais habilidoso, ou seja, quanto maior a coordenação motora global, mais facilidade terá para ajustar a eficiência de nado.

Se eu pudesse indicar alguns pontos a serem trabalhados para essa evolução, seriam:

Nadar os 4 estilos e treinar bastante o medley;

Treinar muito PALMATEIOS;

Realizar muitos educativos, multinados e exercícios coordenativos em geral;

Utilizar materiais que trabalhem sensibilidade motora (nadar com roupa, luva, tênis, etc.)

E nunca se esqueça que qualquer trabalho de mudança de técnica demanda muito tempo, uma vez que temos que reaprender o padrão de movimento, tirando a memória motor incorreta utilizada.

Texto e vídeo de DIOGO MILANI ZOPPI

Empresário do setor de academias e assessoria esportiva à mais de 13 anos, especializado internacionalmente em salvamento aquático é ultramaratonista com décadas de experiência, fundador do PROGRAMA XTREME SWIM, e cofundador do projeto NADANDO PELO PLANETA, que realiza ações esportivas extremas em paralelo à ações socioambientais destinadas a despertar e incentivar as pessoas sobre às consequências da poluição causada pelos homens e que afetam todo o nosso planeta.

Baixe Grátis o Infográfico:

Calculadora de suplementação para treinos e provas

E descubra a quantidade ideal de: reposição hídrica, carboidratos, BCAA, sódio, cafeína e Whey Protein em seus treinos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!