Compre o livro MARATONA AQUÁTICA DAS PISCINAS ÀS ÁGUAS ABERTAS e baixe o APP XTREME SWIM
O Brasil é o país mais ansioso e deprimido da América Latina! Esse foi o resultado de um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), com estimativa de 5,8% da população acometida, bem acima dos níveis mundiais (4,4%). Os números alarmantes não são apenas no Brasil. Hoje cerca de 322 milhões de pessoas convivem com a doença ao redor do mundo.
Em relação a ansiedade, o Brasil também segue a frente com impressionantes 9,3% da população acometida pelo transtorno.
Surpreendentemente, um estudo publicado pelo British Medical Journal mostra que nadar em águas frias é um grande aliado no combate a depressão.
Para esse estudo uma paciente de 24 anos com quadro depressivo procurou pelo Dr Chris van Tulleken em busca de melhorar o quadro e diminuir sua medicação.
O médico, que também é nadador, iniciou o esporte com a paciente em questão em águas de lagos de até 15ºC.
Após 4 meses a paciente relatou não ter mais sintomas da depressão, assim como, parado completamente com os medicamentos.
Salientamos que nenhuma pessoa deve interromper sua medicação sem instruções médicas para isso. Essa paciente foi orientada pelo seu médico.
Por que isso aconteceu?
Provavelmente se o seu corpo é capaz de se adaptar para a água fria, ele dispensa esforços para essa tarefa economizando esforços de estresse para situações cotidianas emocionais, segundo o Dr Tulleken ao The Guardian Journal.
O esporte, sobretudo a natação, é uma grande aliada no tratamento da depressão.
Seja o primeiro a comentar!