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Semana passada falei sobre a importância do CORE fortalecido para nadadores.

Hoje trago uma sugestão de exercícios de fortalecimento específicos para nadadores.

Esses exercícios devem ser executados de maneira tranquila, prestando atenção na respiração e na contração dos músculos do abdômen e das costas.

Lembre-se comece de forma progressiva, respeitando os limites do seu corpo.

  1. Prancha

Manter as costas alinhadas com o peso sobre os braços e as pernas.

Realizar 10 ciclos de respiração na posição

  1. Prancha com rotação

Na mesma posição do exercício de prancha realizar rotações do tronco

Alterando os lados, fazer 5 vezes para cada lado

  1. Superman

Na posição de prancha elevar um dos braços e a perna oposta

Alternando os lados, fazer 5 vezes para cada lado

Uma maneira alternativa de fazer o exercício é apoiando os joelhos no chão.

  1. Ponte lateral

Apoiado sobre o cotovelo elevar o corpo lateralmente afastando o quadril do solo

Realizar 10 movimentos de cada lado

Para fazer uma progressão do exercício apoie sobre o braço estendido

  1. Nadador

Deitado de barriga para baixo elevar um braço e a perna oposta de maneira sincronizada

Manter a movimentação constante de braços e pernas enquanto realiza 10 ciclos de respiração

  1. Ponte

Deitado, com as costas apoiadas no chão elevar o quadril

Fazer 10 repetições do movimento.

Pode ser feito com apoio unilateral.

Recomendo fazer estes exercícios antes do treino como parte do aquecimento.

Bons treinos !

TEXTO DE THIAGO RODRIGUEZ

Fisioterapeuta formado pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em fisioterapia esportiva pelo Centro de Traumato-ortopedia do Esporte (CETE/Unifesp-EPM). Especialista em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Fisioterapeuta nos jogos Olímpicos Rio 2016. Sócio do Instituto Curarte, clínica de fisioterapia e Cuidados Integrados.

Você pode entrar em contato com o profissional pelo:

instagram: @institurocurarte

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