Compre o livro MARATONA AQUÁTICA DAS PISCINAS ÀS ÁGUAS ABERTAS e baixe o APP XTREME SWIM

Sem dúvida é uma ótima atividade suplementar, frente às atuais dificuldades de encontrarmos piscinas para treinar, mas nenhum desses procedimentos pode tomar o lugar da natação propriamente dita.


Uma das formas mais populares de treinamento de velocidade contra resistência é a natação estacionaria. A principal vantagem da natação estacionária é que ela exige dos atletas o uso de mais força muscular para suplantar a resistência adicional. Porém existe um sério problema.

Embora a resistência adicional incentive os nadadores a dar braçadas com maior força, isso também altera a mecânica dos movimentos e a posição do corpo. As braçadas tornam-se mais lentas e curtas, pernadas mais profundas e tendem a “sair” do estilo e ondular lateralmente seu corpo (MAGLISCHO et al, 1984).

Apesar disso os treinamentos estacionários podem ser benéficos, caso se dê uma atenção especial à  frequência e a amplitude das braçadas, permanecendo próxima ao nível utilizado em treinamentos e competições, e se o atleta buscar maximizar a qualidade técnica de seu nado reduzindo os efeitos indesejáveis na  mecânica dos movimentos e na posição do corpo.

Tendo claro que, apesar de benéficos. os esforços despendidos na natação estacionariam exigem atenção e acabam sendo estressantes, essa prática deve ser efetuada com cautela e prescrita por um profissional qualificado e experiente, assim  este método de treinamento deve ser contabilizado como parte  da metragem semanal, para que não ocorra qualquer  perturbação no equilíbrio do treinamento, e também se evite lesões.

Existem também no mercado e em centros de treinamentos mais modernos o SWIM WHEEL e o POWER RACK, que também permite que o atleta nade contra resistência. A vantagem que esses dois métodos têm sobre a natação estacionaria é sua capacidade de aplicar sobrecarga, podendo ser calculada precisamente para cada nadador, pois, o peso, a distância de levantamento deste e o tempo necessário para seu levantamento podem ser medidos com precisão.  Além disso, essas   variáveis podem ser manipuladas frequentemente, de modo que a   potência exercida pelos nadadores durante o treinamento possa ser aumentada progressivamente.

Embora seja indubitável que a mecânica de nado sofre alteração pela maior resistência proporcionada pelo SWIM WHEEL e o POWER RACK, o efeito não deve ter a mesma magnitude que o causado pela natação estacionária, devido possibilidade de os nadadores conseguirem avançar pela piscina de forma mais constante, pois, não são puxados para trás, como ocorreria com o uso do tubo cirúrgico.


O treinamento contra a resistência pode ser utilizado longo de uma temporada.

O período de quatro a oito semanas proporciona maximização da potência das braçadas.


Por outro lado, sua prática em excesso leva à saturação e a uma redução de motivação.

Baixe Grátis o Infográfico:

Calculadora de suplementação para treinos e provas

E descubra a quantidade ideal de: reposição hídrica, carboidratos, BCAA, sódio, cafeína e Whey Protein em seus treinos.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!